segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Um bom colchão!!


Muitas pessoas quando saem do aconchego do seu lar e se hospedam sabe-se lá onde, estranham as mais variadas coisas: a água, o clima, a comida,o silêncio, o barulho, as melgas, os grilos etc. Eu sou daquelas que estranha o colchão!!
Um mau colchão é uma das grandes causas para as dores nas costas e quase nunca se associa este factor aos problemas de coluna e afins.
A fim de se conseguir ter uma noite de sono reparador e relaxar os ossos e os músculos, é necessário que todo o corpo seja apoiado, numa posição em que a curvatura natural da coluna vertebral seja acompanhada.
É ponto assente que a posição ideal a ter quando estamos deitados é aquela em que a coluna vertebral se mantém direita quando estamos deitados de lado. Quando nos encontramos deitados de costas, é importanto que a curvatura em "s" seja mantida.
Quanto mais duro for o colchão, mais resistência este oferecerá ao afundar-se do corpo. A dureza da superfície do colchão determina a tensão a que a parte de trás da cabeça, as omoplatas e, acima de tudo, a bacia e os tornozelos estão sujeitos durante o sono.

Essa dureza poderá causar alguma sobrecarga de tensão nas zonas referidas, o que provoca uma mudança, por vezes constante, de posição durante o sono. Tal sucede tanto com pessoas magras, como com pessoas mais pesadas. As pessoas magras têm menos tecidos para compensar a pressão entre a superfície do colchão e os ossos; por outro lado, as pessoas com excesso de peso têm demasiados quilos para a superfície em que se encontram.

Um colchão demasiado mole faz com que o corpo se "afunde", o que poderá causar problemas de costas. Do mesmo modo, um colchão demsiado duro poderá provocar desconforto, uma vez que não apoia devidamente a região lombar. Poderá também causar uma pressão ainda maior em pontos onde ela habitualmente já se verifica, causando, dessa forma, uma sensação desagradável.

A maior parte das pessoas dorme de lado. Num colchão demasiado mole ou duro, a vértebras da coluna encurvam-se consideravelmente nesta posição. Assim, a coluna vertebral fica sujeita a forças de atracção e repulsão que podem ser danosas.

1 comentário:

Bruno Ventura disse...

Bom dia, eu tive um problema de coluna e comprei um colchão no www.colchao.pt e em pouco tempo tive boas e rápidas melhorias.