terça-feira, 4 de agosto de 2009

"Ai,doem-me as costas"


Sabia que 80 a 90% da população tem dores nas costas em alguma altura da vida? A estimativa é da Agência Europeia para a Segurança no Trabalho e deve servir-lhe de aviso, já que neste cenário, prevenir é o melhor remédio.A primeira crise surge por volta dos 30 anos e a maior incidência dá-se entre os 35 eos 55 anos, o que abrange praticamente toda a população activa. E qual será a causa principal?Maus hábitos de postura.

- MANTENHA-SE DIREITO/A - Mantenha as costas direitas, mas com os musculos relaxados, mas sem exagerar, relaxamento a mais leva a outra má postura, verifique e ajuste a posição com frequência.

- ATENÇÃO AO CALÇADO - Os saltos altos são o pior que há para as costas e nem a sandalinha de cunha escapa, alto é alto , independentemente de ser salto agulha ou compensado!Quando anda certifique-se que tem as ancas bem na linha dos ombros e não anda de rabo espetado e que o calcanhar pousa primeiro no chão do que a ponta do pé!

- ALIVIE O PESO - As malas pendurados num dos ombros, mais tarde ou mais cedo irão causar-lhe danos. é melhor alternar o ombro ou a mão que a carrega!

- FIQUE SENTADA - Só por passar o dia sentada já está a exercer pressão sobre a coluna, mas se a postura fôr incorrecta ainda agrava mais a situação.a ca beça deve estar na linha dos ombros, os ombros na linha das ancase os pés colocados no chão a fazer um angulo de 90´. Jamais cruze as pernas é mau para a coluna e circulação sanguinea sob pena de ganhar uma andar novo (tipo torre de pizza) e ganhar uma série de inquilinas nas suas pernas, as varizes!

1 comentário:

DCD disse...

Boas dicas D. Célia, continue que vai no bom caminho