quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Anorexia nervosa


A anorexia nervoa é uma doença que afecta principalmente jovens do sexo feminino.Mas, na realidade pode ocorrer em pessoas de ambos os sexos e de uqalquer idade. A caracteristica mais comum é a perda de peso associada a uma progressiva mudança de comportamento. A referida perda de peso é lenta mas progressiva e normalmente tem inicio com uma dieta normal podendo também ocorrer de forma brusca derivada a uma determinada restrinção alimentar.
Na maior parte dos casos, as primeiras preocupações surgem após a insistência nessa mesma dieta ao longo de alguns meses e consequente exessiva perdade peso. Astentativas para lhes fazer acabar com as restrinções alimentares são encaradas normalmente com muita resistência.
Passa por uma grande mudança de comportamentos, que se traduzem numa fase inicial por se tornar uma pessoa séria e introvertida e posteriormente deixa de ser uma pessoa alegra e querer sair de casa.Deixa de ter contacto com os amigos e não se interessa por mais nada que não seja a perda de peso. Demonstar um comportamento obssessivo na cozinha, preocupando-se com a arrumação, limpeza e horas exactas para tomar as refeições. Cozinha para a familia e encoraja-a a comer.
Passado algum tempo os seus argumentos face à sua visivel perda de peso e fraca alimentação, diminuem, a dependencia aumenta e o seu comportamento passa a afectar e controlar todos aqueles que a rodeiam.
Retirado de http://comportamentoalimentar.pt

5 comentários:

nuno medon disse...

Olá! É uma doença muito chata e falar sobre este assunto, nunca é demais. Por acaso não sabia que a doença podia atingir pessoas do sexo masculino. beijos

nuno medon disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
nuno medon disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Dê uma olhadela na cx de comentários do post "A saude do seu cabelo" de 30/Set.
Obrigado

Célia palma disse...

@ Nuno Medon
Infelizmente, apercebo-me bem deste problema e por vezes antes das próprias mães, pois estas acabam por não ver as filhas despidas e em dois casos já alertei os familiares, que no inicio se mostraram surpresos mas ficaram atentos e constataram o que lhe disse. Uma das miudas (um pequeno génio), não mais poderá ter filhos, os seus ovários "secaram".