segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

NÃO AO ENFARTE


É cada vez mais comum o enfarte em pessoas cada vez mais jovens. Não há forma de o prever mas há sim forma de o prevenir e contornar.
As pessoas que praticam exercício físico regularmente têm três vezes mais possibilidades de ultrapassar um enfarte, no caso deste acontecer, do que aqueles que têm uma actividade física reduzida.
O exercício físico é especialmente benéfico e protector para o coração, porque estimula a formação de numerosos vasos secundários, a chamada circulação colateral. .A rede arterial amplia-se e preparam-se pequenas artérias de reserva. Desta forma quando se produz alguma obstrução parcial (angina de peito) ou total (enfarte) em algum ramo das artérias coronárias principais, fica assegurado o fornecimento de sangue ao miocárdio (músculo cardíaco) através dos vasos colaterais que se abriram ao praticar exercício físico.
Os desportos que exercem uma acção mais favorável sobre o coração e a circulação, tanto para a prevenção como para o tratamento, são os que exigem um esforço suave e constante: marcha, natação, ciclismo e remo.

A saúde pela natureza
Dr Ernest Schneider

Sem comentários: