quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Ame-se


Ao andar na rua todos os dias passamos por centenas de mulheres de diversos tipos: altas, baixas, loiras, negras, magras, gordinhas... Mas se treinarmos o olhar será possível separá-las em dois grupos: as que têm e as que não têm autoestima. Consegue-se perceber pela postura, pelo olhar, pelos gestos, pelo sorriso.Porque será ? Simplesmente porque aquela imagem é um reflexo do que ela pensa de si mesma. E isso faz toda a diferença.
Tanto se fala, mas o que é realmente a autoestima? É a opinião que cada pessoa tem de si mesma. Quando a autoestima está em alta, a pessoa é capaz de se respeitar, confiar e gostar de si, exactamente como é. Pode enfrentar desafios e defender interesses. Mas, se está em baixo, a mulher não se vê, pura e simplesmente apaga-se e não consegue desbloquear. A importância da autoestima é enorme, pois através dela identificamo-nos com o nosso eu interior e com outras pessoas com as quais nos relacionamos.
O problema é que a autoestima não se vende no supermercado nem se manda vir pela net. O processo de formação da autoestima é lento, que tem início ainda na infância, e nada mais é do que um reflexo do tratamento que os outros nos dão.São vários os motivos que podem diminur a autoestima; críticas, culpa, abandono, rejeição, carência, frustração, vergonha, inveja, timidez, insegurança, medo, humilhação, raiva, e, principalmente, perdas e dependência tanto financeira como emocional. Alguém com autoestima baixa é inseguro, perfeccionista, tem necessidade de agradar , para que as atenções se voltem para ele.
O primeiro passo para elevar a autoestima é conhecer-se profundamente. Fazer uma análise profunda sobre si mesma torna bem mais fácil detectar o que a incomoda. É importante que a imagem que tem de si seja clara, de autoconfiança nos seus pensamentos e, consequentemente, nas atitudes que tomar perante a vida. Assim, você já estará preparada para o ataque.
Com a autoestima em crescimento constante passará a ser confiante, apoiada e amada, além de ter mais facilidade em lidar com os outros. Aumenta o seu amor próprio e a insegurança diminui. Precisa de se tornar uma pessoa bem resolvida que não viva em conflito consigo mesma.

2 comentários:

Anónimo disse...

...com este post concluo que preciso de um tratamento bastante intensivo... :S

Célia palma disse...

Já é um bom passo assumir que se precisa. A partir daí há um longo caminho a percorrer e nem sempre fácil...